Arritmia súbita por “choque no coração”
O quadro pode ter sido provocado pelo aparecimento de um impacto forte no coração em um ponto específico do ciclo elétrico — a chamada onda T — e desencadeia fibrilação ventricular, explica a cardiologista Cristiane Zambolim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É o que se chama “commotio cordis”, quando o impacto forte no peito causa uma parada cardíaca súbita.
O coração passa a bater de forma totalmente desordenada. É uma arritmia que interrompeu a circulação e leva à parada cardíaca quase imediata.
Cristiane Zambolim, VivaBem
Esse tipo de arritmia é mais provável em pessoas com mais de 50 anos. O envelhecimento reduz a elasticidade da caixa torácica, aumenta o risco de fraturas e torna as artérias mais rígidas e suscetíveis a lesões.
Um impacto direto pode causar contusão miocárdica, mesmo sem fratura, hematoma ou lesão visível. A explicação é de Rogério Krakauer, do Hospital Christóvão da Gama.
É como massajar uma parte do coração. Essa área inflamada pode gerar arritmia e morte súbita. Isso pode acontecer até sem qualquer marca na pele.
Rogério Krakauer
