
Começou nesta segunda-feira (20) a demolição de cinco imóveis desapropriados na Travessa Nestor de Castro, no Centro histórico de Curitiba. As obras fazem parte do projeto de revitalização do centro da Capital e da criação da Rua da Memória que fará parte do Corredor Cultural de Curitiba.
Os imóveis demolidos foram desapropriados depois de um processo que os considerou de utilidade pública em 2022. Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que cinco imóveis foram parcialmente ou totalmente desapropriados. Três deles foram integralmente desapropriados e estão sob determinação judicial de desocupação.
Após da demolição, Rua da Memória
A Prefeitura de Curitiba destaca que a Rua da Memória faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, que busca recuperar e valorizar o Setor Histórico da capital. A proposta inclui calçadas novas, ciclovias e intervenções digitais nas fachadas dos prédios, com o objetivo de unir história e tecnologia. A intervenção, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), vai “fortalecer a mobilidade ativa”, melhorando o acesso a pedestres e ciclistas e integrando o transporte coletivo.
Os trabalhos na Nestor de Castro começaram na semana passada, com bloqueios de trânsito e algumas mudanças nos pontos de ônibus na Travessa Nestor de Castro.

(Divulgação/PMC)
Mural de Poty vira impasse judicial
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) conseguiu uma liminar na Justiça para impedir qualquer ação de demolição do imóvel Travessa Nestor de Castro, nº 135 por conta do mural “O Largo da Ordem” 1993), de Poty Lazzarotto, bem tombado pelo Estado.
Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, no entanto,o painel é Unidade de Interesse de Preservação por isso mesmo será preservado.
