Agentes de combate às endemias da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) promoveram nesta semana uma ação focada na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos cuidados preventivos à dengue junto aos bairros Cohab e Eucaliptos. A iniciativa faz parte do calendário regular de visitas da equipe de saúde às comunidades e, desta vez, monitorou cerca de 100 propriedades localizadas na área de quatro quarteirões. Durante o roteiro, os agentes eliminaram sete pontos de contaminação pelo mosquito e foram impedidos pelos proprietários de acessar quatro imóveis da região. A vistoria da equipe ocorreu no turno da tarde, período em que outras 45 residências encontravam-se fechadas e sem possibilidade de visitação.

A ação desta segunda-feira incluiu atividades de educação em saúde com distribuição de material impresso sobre medidas de prevenção à doença e esclarecimento de dúvidas dos moradores de ambos os bairros. O recado mais importante da equipe incentiva a limpeza das áreas externas e cuidados para evitar o acúmulo de pneus, móveis e demais objetos sem uso, criando as condições ideais para proliferação do vetor da dengue. Outro alerta feito pelos servidores é de que as pessoas, uma vez apresentando sintomas, procurem um serviço de saúde rapidamente, como forma de evitar a evolução da doença.

MUTIRÃO COHAB/EUCALIPTOS

* Quarteirões percorridos – 04

* Imóveis visitados – 100

* Imóveis fechados (sem acesso) – 45

* Criadouros eliminados – 07

* Recusas de acesso – 04

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *