A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), em conjunto com a Comissão Organizadora do Encontro Estadual dos Pontos de Cultura, informa que o evento Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2025, inicialmente previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2025, foi adiado para 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em razão dos fortes impactos causados pelo desastre climático nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava.
A cidade de Guarapuava segue confirmada como sede do encontro, que vai reunir representantes dos Pontos e Pontões de Cultura de todo o Paraná para debater diretrizes, políticas e estratégias de fortalecimento da cultura comunitária e participativa no Estado.
Seguindo os princípios da Política Nacional Cultura Viva, a Teia Estadual do Paraná busca garantir a participação ampla e diversa de todos. Com o novo cronograma, o período de inscrições será reaberto e estendido até as 23h59 do dia 30 de novembro de 2025, no mesmo link. As inscrições já realizadas permanecem válidas e automaticamente confirmadas para a nova data.
JUSTIÇA CLIMÁTICA – O evento tem como tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e integra a etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPDC) e para a 6.ª Teia Nacional. Durante os três dias de programação, serão promovidos debates e plenárias em torno de três eixos principais: Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos; Governança da Política Nacional de Cultura Viva; e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.
Entre os objetivos do encontro estão o fortalecimento da rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura, a articulação entre iniciativas regionais e municipais, o fomento à gestão compartilhada das políticas públicas de cultura e a consolidação da Política Estadual de Cultura Viva. O evento também será um espaço para discutir os desafios e avanços em torno da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
CULTURA VIVA – Teias são encontros de articulação, troca de experiências e fortalecimento para grupos culturais que desenvolvem ações comunitárias. As teias são parte da Política Nacional Cultura Viva, que é voltada para a valorização de ações nesta área, de base comunitária. Já os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades.
Serviço:
Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2025
Data: 30 e 31/01 e 01/02 de 2026
Local: Guarapuava (endereço a ser confirmado)
Inscrições gratuitas até 30 de novembro de 2025 (AQUI)
