Uma das cidades do Litoral Norte de Santa Catarina com maior explosão imobiliária nos últimos anos deu um passo importante nesta semana para um plano inédito. A ideia da prefeitura de Itapema é a preparação de um planejamento com três focos distintos, mas principalmente no desenvolvimento e na mobilidade urbana. 

Continua depois da publicidade

O prefeito Alexandre Xepa (PL) esteve nesta quarta-feira (9) em Curitiba para oficializar o início do Estudo de Macroestruturação Estratégica da cidade, que será conduzido pela URBTEC Engenharia e Planejamento, referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável. A partir de agora, o município passa a contar com um conjunto de três grandes ferramentas de planejamento.

Veja imagens atualizadas da cidade

O primeiro é o chamado “Masterplan”, que vai traçar diretrizes para o crescimento ordenado e sustentável da cidade. Depois vem o Plano de Mobilidade Urbana, com soluções para o trânsito, transporte e acessibilidade. Por fim, haverá um Plano de Ação Climática. focado em estratégias de resiliência e sustentabilidade ambiental.

A URBTEC já atuou em diversos estados brasileiros e também para organismos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ONU (PNUD) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). No Brasil, participou da elaboração de mais de 50 estudos estratégicos em municípios de todos os portes.

Continua depois da publicidade

Segundo Xepa, a ideia é fazer uma trabalho “para organizar a cidade para os próximos 20, 30 anos”. Nas próximas semanas, o cronograma detalhado da operação e as etapas do trabalho técnico serão apresentados para a população na Câmara de Vereadores.

O estudo vai servir como base para orientar os investimentos, definir prioridades e garantir que o crescimento de Itapema ocorra com ordem, estratégia e equilíbrio entre desenvolvimento e bem-estar social, segundo a prefeitura.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *