A operação no Rio de Janeiro foi um verdadeiro desastre, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta terça-feira (28).
“As operações são bem sucedidas quando eu faço as coisas com o menor risco possível. Aqui houve risco para todo mundo, risco para serviços essenciais, risco para cidade”, disse.
A ação nos Complexos do Alemão e da Penha contra a facção criminosa Comando Vermelho deixou 64 mortos, entre eles quatro policiais, e 81 presos.
“Quando você vai fazer uma operação policial, você planeja, avalia e estabelece situações para evitar riscos ao máximo. Uma operação que tem 60 mortos, quatro policiais mortos, foi um desastre”, avaliou.
“Eu fiquei espantado quando o governador do Rio falou que estava sozinho porque o governo federal negou ajuda, que tinha que ter dado blindados do Exército. Governador, vamos ler a Constituição? A Constituição diz que a segurança pública pode ter apoio das Forças Armadas no caso da chamada GLO, Garantia da Lei e da Ordem, em que, nesse caso, são as Forças Armadas que assumem o comando”, continuou.
 
 