O Hospital Santa Rita, em Vitória, informou que não houve suspensão das cirurgias eletivas após a internação de funcionários por uma suspeita de contaminação ou intoxicação ambiental. Ao todo, 14 colaboradores foram internadas, sendo dois admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No momento, seis estão em enfermaria e uma permanece na UTI. Segundo nota do hospital (leia a íntegra ao final da reportagem), todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal.
Todas as cirurgias seguem mantidas normalmente. O que pode acontecer é o médico ou o próprio paciente optarem por remarcar o procedimento.
Hospital Santa Rita
Nenhum paciente internado teria apresentado os mesmos sintomas, o que levou à hipótese inicial de uma possível causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada.
Sesa investiga contaminação ambiental
O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que a secretaria recebeu os relatos de contaminação durante o final de semana e deu início à investigação na segunda-feira (20). Em entrevista ao Fala ES, o secretário chegou a citar 26 casos, mas o número não é confirmado pelo hospital.
“Nós coletamos amostras de sangue e de urina das pessoas infectadas e fizemos exames pulmonares de algumas dessas pessoas. Também coletamos amostras ambientais de superfícies que esses profissionais tiveram contato, a água e o ar-condicionado”, confirmou o secretário.
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a ala onde ocorreu a contaminação foi desinfetada e, portanto, não há razão para paralisar os serviços e as equipes de vigilância continuam no hospital para identificar possíveis causas.
Possibilidades como tuberculose, bactérias comuns e boa parte dos vírus testados já foram descartados.
“Nós começamos testando vírus pela velocidade de contaminação, foram 26 trabalhadores contaminados de maneira muito rápida e tínhamos a hipótese inicial de que poderia ser algum vírus e já descartamos praticamente todos. Agora continuamos investigando para bactérias e fungos”, explicou.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE:
Confira nota completa do Hospital Santa Rita
O Hospital Santa Rita, por meio de sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), informa que está apurando casos identificados entre colaboradores de uma área específica da instituição.
Na última semana, colaboradores apresentaram sintomas com alterações radiológicas sugestivas de pneumonia. O número de casos está atualmente em curva decrescente, não havendo novas internações desde 22 de outubro. Tivemos 14 colaboradores internados no Hospital Santa Rita, sendo dois admitidos em UTI. Atualmente, há seis internados em enfermaria e apenas um em UTI, todos em evolução clínica favorável.
O Hospital reforçou seus protocolos assistenciais e de vigilância, mantendo todas as ações de segurança e atuando em cooperação com os órgãos de saúde. Importante destacar que nenhum paciente internado apresentou sintomas semelhantes, o que levou à hipótese inicial de uma possível causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada.
O monitoramento pós-alta está sendo realizado pela equipe de Medicina do Trabalho, que acompanha de perto a recuperação dos colaboradores. Expressamos solidariedade e apoio a todos, reafirmando o compromisso permanente com a qualidade, a segurança e a transparência institucional.
Todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal, com a mesma excelência e confiança que consolidam o Santa Rita como referência em saúde no Espírito Santo. O Hospital, com seu compromisso com a transparência e à saúde pública, manterá a sociedade atualizada.
+++ Todas as cirurgias seguem mantidas normalmente. O que pode acontecer é o médico ou o próprio paciente optarem por remarcar o procedimento.
