Palmitos, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (30) após chuvas intensas provocarem inundações e prejuízos na região.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura da cidade, as fortes chuvas que começaram na última quinta-feira (26) provocaram o “transbordamento de rios tanto na zona rural quanto na urbana, causando alagamentos e inundações em diversas comunidades e ruas”.
No domingo (29), diversas áreas da região foram impactadas. Entre elas:
- Balneário de Ilha Redonda;
- Linha Praia Verde;
- Linha Barra do Palmitos;
- Sede Oldenburg;
- Linha Estreito;
- Linha Nova Brasília;
- Linha Passarinhos;
- Linha Taquarussú;
- Linha Cascalho;
- Linha São Brás;
- Linha Caravaggio;
- Linha Santa Maria Goretti;
- Linha Pinhalzinho.
De acordo com a prefeitura, o desastre foi classificado com código COBRADE 1.3.2.1.4 (Tempestade local/ Convectiva – Chuvas intensas), confirmando a gravidade da situação.
Continua depois da publicidade
Estragos e prejuízos
Até o momento, de acordo com a prefeitura, cerca de 1,5 mil famílias na zona rural foram afetadas pelas chuvas e mais de 730 quilômetros de estradas rurais precisam ser recuperados. Além disso, quase 40 pontes, (12 de grande porte e 27 de pequeno porte), sofreram danos e devem ser substituídas.
Ainda segundo a prefeitura, diversos pontos na área urbana sofreram com alagamentos, entupimento de bueiros, danificação das ruas, pontes e tubulações.
Não há registro de desabrigados até o momento e a contabilização de desalojados está em andamento. A abertura de abrigos não foi necessária, segundo a administração do munícipio, que está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuação e ajuda coordenada em resposta a situação.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Primeira morte por influenza é confirmada em cidade do Oeste de SC
Homem que matou companheira grávida na frente da filha de 7 meses será julgado em SC