|Mobile Time Latinoamérica| A Câmara de Deputadas e Deputados do Chile aprovou por ampla maioria as modificações do Senado ao projeto que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos móveis nos estabelecimentos educacionais do país. Com essa aprovação, a iniciativa está pronta para ser promulgada como lei e começará a valer no início do ano letivo de 2026.

A norma estabelece a proibição do uso de dispositivos móveis eletrônicos de comunicação pessoal — como telefones celulares ou tablets — nos níveis de educação básica e média, com exceções específicas. A educação infantil acabou ficando fora da medida.

Regulação e aplicação

A Superintendência de Educação será responsável por implementar a proibição por meio de instruções que definirão condições, mecanismos e consequências do uso indevido desses dispositivos.

A medida será aplicada durante as atividades curriculares em sala de aula e se estenderá a toda a comunidade escolar. No caso do ensino médio, as escolas poderão definir espaços e horários específicos nos quais o uso de celulares será permitido, considerando a autonomia progressiva dos estudantes.

Os estabelecimentos deverão, além disso, atualizar seus regulamentos internos antes de 30 de junho de 2026 e implementar iniciativas de educação digital para promover o uso responsável das tecnologias e prevenir riscos ou delitos associados ao seu uso.

O Ministério da Educação apresentará uma avaliação da política em 2030.

Exceções permitidas

O uso de dispositivos móveis poderá ser autorizado nos seguintes casos:

  • Estudantes com necessidades educacionais especiais que necessitem do dispositivo como ajuda técnica, comprovada por profissional competente.

  • Situações de emergência, desastre ou catástrofe.

  • Condições de saúde que demandem monitoramento por meio de dispositivos móveis, com respaldo de certificado médico.

  • Atividades curriculares ou extracurriculares nas quais o celular seja ferramenta pedagógica.

  • Solicitações temporárias de responsáveis, fundamentadas em razões de segurança pessoal ou familiar do estudante.

As exceções relacionadas a atividades educativas e solicitações especiais deverão contar com a autorização do diretor da escola.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *