Bairros podem ficar sem água durante ciclos de 12 horas
O município de Chapecó entrou em um rodízio de abastecimento de água após a Casan identificar uma contaminação no Lajeado São José, lago utilizado como principal fonte de captação. A informação foi confirmada pela Companhia nesta quarta-feira (24).
A captação de água no local foi interrompida à meia-noite de hoje. Segundo a Casan, a presença de manchas de óleo na água foi constatada no final da tare desta terça-feira (23). O material foi analisado por equipes da Companhia, incluindo técnicos do laboratório e a Polícia Ambiental. A possível fonte externa da poluição está sob investigação.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No momento, o abastecimento da cidade ocorre por meio de captação alternativa de água no Rio Tigre, em Guatambu. Por conta disso, o sistema está operando com 50% da vazão necessária e em rodízios a cada 12 horas entre os bairros de regiões mais altas e baixas.
Durante o período diurno, o abastecimento será priorizado nas regiões de cotas mais baixas, considerando que as regiões altas foram abastecidas durante a madrugada, período em que todos os reservatórios do município amanheceram cheios. A partir das 18h desta quarta-feira (24) até às 6h de quinta (25), o abastecimento será suspenso nos bairros de baixa altitude:
- Água Santa
- Paraíso
- Alvorada
- Passo dos Fortes
- Bela Vista
- Pinheirinho
- Boa Vista
- Presidente Médice
- Bom Pastor
- Progresso
- Cristo Rei
- Quedas do Palmital
- Dom Pascoal
- Santa Maria
- EFAPI
- Santa Paulina
- Eldorado
- Santo Antônio
- Esplanada
- Lageado
- São Pedro
- Maria Goretti
- Seminário
- Palmital


A medida será mantida por tempo indeterminado. Durante o período de revezamento, poderá ocorrer baixa pressão ou falta de água em alguns pontos da cidade. Imóveis com a devida reservação de caixa d’água não devem sentir diferença no abastecimento.
Além disso, a Casan afirma que trabalha na contenção das manchas de óleo, com a instalação de barreiras físicas, visando a posterior remoção do material. Será utilizado um caminhão hidrovácuo para a sucção, evitando a propagação da contaminação. Técnicos também realizam coletas periódicas de água no Lajeado São José para monitoramento da qualidade da água e avaliação técnica para a retomada segura do sistema.
Vídeo registra acidente envolvendo idoso que dirigia na contramão da BR-101
Colisão envolveu três veículos e deixou um morto nesta terça-feira (23)
Um vídeo gravado por um caminhoneiro (veja abaixo) registrou o momento em que ocorreu o acidente que matou um homem de 76 anos na tarde desta terça-feira (23) em Santa Rosa do Sul, no Sul de Santa Catarina. A vítima dirigia um Fiat Palio na contramão da BR-101, o que resultou em uma sequência de colisões.


