Uma nova pesquisa reforçou que as formas de vida extraterrestres no K2-18b, exoplaneta oceânico descoberto em abril deste ano, e que apresentava indícios de vida alienígena, podem ser apenas um utopia.
++ Vídeo impressionante mostra polvo se escondendo em um pequeno buraco na praia
Isso porquê, segundo novas observações feitas pela NASA, o K2-18b, localizado a 124 anos-luz da Terra, possui água e até um oceano líquido, mas, ovas observações não conseguiram encontrar evidências desse gás.
A NASA afirma que, se esse gás realmente existir no planeta, pode ter surgido por processos químicos, o que coloca em xeque a possibilidade de o K2-18b abrigar alguma forma de vida. O fato mostra, então, como é difícil estudar planetas tão distantes.
Deste modo, enquanto um vizinho como Júpiter pode ser observado da Terra, planetas como o K2-18b são invisíveis até mesmo para telescópios comuns, devido à sua distância e à ausência de luz própria. A luz estelar atravessa a atmosfera do planeta, permitindo identificar quais gases estão presentes.
++ Pequeno herói felino: menino de 5 anos vira protetor dos gatos de rua na Filadélfia
Ainda é possível que K2-18b contenha algum sulfeto de dimetila (DMS), mas em um nível baixo para ser detectado com clareza, e ainda que o elemento esteja lá, ainda não é certeza de vida. Deste modo, é importante uma reviravolta para os primeiros indícios sobre o exoplaneta se confirmarem.