O Hospital Santa Rita, em Vitória (ES), fechou temporariamente um de seus centros cirúrgicos e uma ala de internação nesta segunda-feira (27) após a contaminação de 33 funcionários. A origem da contaminação está sendo investigada, mas a suspeita é que tenha sido causada por bactéria ou fungos através da água ou ar-condicionado.


Segundo a Folha de S. Paulo, entre os funcionários infectados dois receberam alta no domingo (26), enquanto seis seguem internados, sendo três na UTI. A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e a direção do hospital também monitoram 12 acompanhantes de pacientes que apresentaram sintomas semelhantes, como febre, dor no corpo e falta de ar.


Apesar da interdição, o hospital assegurou que o surto está contido e que o surto não ocorre entre pessoas. “A doença é restrita, não há risco para a população em torno do hospital. Todos os casos são de funcionários e acompanhantes que estiveram nesse setor. Não acreditamos que seja um novo agente, é um agente conhecido, mas que ainda não conseguimos determinar. Amostras foram coletadas, tanto no ambiente quanto de pacientes, mas elas ainda não foram liberadas, é um processo que demora”, pontuou a coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, Carolina Salume, em entrevista coletiva.


O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, confirmou que as análises para Covid-19 e influenza deram negativo, e que testes para outros tipos de vírus, bactérias e fungos estão sendo realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e no Lacen-ES (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo). 

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *