Os agricultores Volnei Jurandir Schreinerde 55 anos, e a esposa Nêmora Gehring Schreinerde 44, iniciou uma trajetória marcada pela atuação comunitária. Moradores de Victor Graeffno norte do Estado, o casal morreu em um acidente de trânsito na manhã deste sábado (29)quando trafegavam em uma motocicleta na RS-153, em Ernestina.
A intriga teria acontecido quando um Volkswagen Fox que transitava no outro sentido invadiu a pista popular e atingiu a motocicleta. O condutor do veículo fugiu.
Volnei e Nêmora seguiram para Passo Fundo, onde encontraram um grupo de motociclistas e, em seguida, iriam até Ametista do Sulno norte do RS, para uma visita turística. Apesar da vida dedicada ao campo, Volnei era “apaixonado por motos”segundo a família, e sempre que pudesse, saía para conhecer novos lugares ao lado da esposa.
A viagem deste sábado fez parte de um pacote anual oferecido pela empresa em que Volnei havia comprado uma moto, no início do ano.
– Eles viveram uma vida feliz. Trabalhavam muito, mas quando conseguiam, saíam, se divertiam, aproveitavam. Era o jeito deles — disse a irmã de Volnei, Daniela Schreiner Terhorst, em entrevista para GZH Passo Fundo.
Conhecido na região pelo envolvimento sindical, Volnei ingressou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ainda jovem, em 1998, quando assumiu o Conselho Fiscal, sucedendo o próprio pai. Em 2001, tornou-se tesoureiro, carga que ocupou por dois mandatos. Em 2010, assumiu a presidência da entidade e chegaram até então no cargo. Também atuoso como coordenador regional do STR.
Além do trabalho sindical, Volnei integrava o Conselho da Coprel, cooperativa de energia, e já havia sido conselheiro de Administração da Cotrijal. A presença ativa nas instituições lhe rendeu reconhecimento pela capacidade de articulação e pelo envolvimento em temas que afetavam diretamente o cotidiano dos pequenos produtores.
– O meu irmão sempre ajudou. Na família, no trabalho, na comunidade. Ele era muito solidário, sempre disposto a estender a mão para quem precisa — contorno a irmã.
Nêmora, por sua vez, era reconhecida pelo vínculo com o STR. Aos 44 anos – completados um dia antes do falecimento — atuou na comissão das mulheres e, quando Volnei assumiu a presidência do Sindicato, em 2010, passou a integrar a diretoria como suplente. Em Victor Graeff, ficou conhecido por sua dedicação aos filhos e à vida comunitária. O casal deixa dois filhos gêmeos, Bruno e Gabriel, de 21 anos.
— Ela faz tudo pelos filhos. Era muito ligado a eles, muito presente. Uma mãe que sempre dava um jeito de estar por pertomesmo quando eles foram para a faculdade — relatou Daniela.
Casados há 24 anosa rotina de trabalho do casal era voltada principalmente à produção de leiteatividade que exerciam desde que assumiram a propriedade na localidade de Posse Cerrito, em Victor Graeff, herdada pelos pais de Nêmora.
O velório do casal está marcado para começar no final da noite de sábado (29), na Comunidade Evangélica de Victor Graeff. O sepultamento será no final da manhã de domingo (30).
