Empresa dos EUA faz recall de cápsulas de café por risco de vazamento de tinta em altas temperaturas

A empresa New Mexico Piñon Coffee, com sede em Albuquerque, nos Estados Unidos, anunciou o recall voluntário de 154 unidades de cápsulas de café após uma falha de fabricação ser identificada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA).
A decisão foi tomada devido ao risco de a tinta da embalagem vazar quando exposta a altas temperaturas, como as utilizadas em máquinas de café.
Apesar da preocupação, a FDA classificou o caso como “Classe III”, o menor nível de risco entre as categorias usadas pelo órgão regulador. Isso significa que o uso ou exposição ao produto não deve causar consequências adversas à saúde.
Café em capsula afetado
Segundo a FDA, a falha ocorreu porque a camada protetora da tampa das cápsulas não foi aplicada de forma uniforme durante a produção. Isso fez com que a tinta considerada segura para alimentos pudesse se dissolver ao entrar em contato com a água quente e sob pressão utilizada nessas máquinas.
O que fazer se você tiver comprado a cápsula
A empresa das cápsulas de café iniciou o processo de notificação aos distribuidores e pontos de venda.
Consumidores que tiverem cápsulas afetadas devem interromper o uso imediato e entrar em contato com o fabricante ou com o local da compra para instruções de devolução ou reembolso.
Outros casos recentes
Esse não é o primeiro recall envolvendo café neste ano. Em março, a empresa Massimo Zanetti Beverage USA recolheu quase 700 caixas de café moído em 15 estados americanos após identificar que alguns produtos estavam rotulados incorretamente como descafeinados.