A cidade de Camboriú, no litoral Norte de Santa Catarina, será palco de uma intensa movimentação policial nesta sexta-feira, dia 13. Durante o curso de Ações Integradas de Defesa, o 12º Batalhão da Polícia Militar promove um simulado de roubo a agência bancária. Ação será na região central da cidade. A atividade faz parte de um treinamento especializado para preparar o efetivo diante de situações de alto risco, como ataques a instituições financeiras.

Sob a coordenação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a simulação contará com munições de festim, bem como de explosivos controlados. Também haverá reprodução de um cenário realista de domínio de cidade, técnica criminosa conhecida por ataques organizados a cidades pequenas. Para garantir a segurança da população, todas as áreas de atuação e veículos envolvidos estarão devidamente identificados.

Além de treinar os policiais em estratégias de combate ao crime organizado, a operação reforça o compromisso da corporação com a proteção da comunidade. “O objetivo é capacitar os participantes para agir com precisão e segurança em situações críticas, oferecendo conhecimento técnico de alto nível ao efetivo policial”, destaca o comando do 12º BPM.

Durante o simulado, a recomendação é que os moradores e comerciantes fiquem atentos à movimentação de viaturas e ao barulho de disparos simulados e explosões, que farão parte da atividade. A equipe de segurança controlará toda a operação para evitar transtornos à rotina da cidade.

Treinamento faz parte de série de simulações no Vale do Itajaí

A ação em Camboriú dá sequência a uma série de simulados de assaltos a banco promovidos pelas forças de segurança de Santa Catarina. No final de maio, as forças de segurança realizaram um exercício semelhante na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí. Na ocasião, mais de 100 agentes de segurança participaram de uma simulação noturna. A encenação envolveu tiros, explosões, atuação do esquadrão antibombas e, ainda assim, a simulação de reféns.

O treinamento em Gaspar, assim como o que será realizado em Camboriú, integrou o curso de Ações Integradas de Defesa, que busca preparar as corporações para o enfrentamento de crimes complexos, como os assaltos milionários registrados em cidades catarinenses nos últimos anos.

A Polícia Militar ressalta, portanto, que ações como essas são fundamentais para manter o efetivo pronto para agir em situações reais, protegendo a população e combatendo de forma integrada as organizações criminosas que atuam na região.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *