A Caixa lança nesta terça-feira, 11, na COP-30, um protocolo para atuação em desastres climáticos que prevê avisos em lotéricas e postos de autoatendimento espalhados pelo País. A iniciativa já está sendo testada em Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade na região centro-oeste do Paraná atingida na última sexta-feira, 7, por um tornado que deixou ao menos seis pessoas mortas e 773 feridas.

O objetivo do banco é estar preparado para agir de forma rápida quando houver uma situação de calamidade. Para isso, haverá uma gestão integrada de informações sobre vulnerabilidade e capacidade municipal, mapeamento de áreas de risco e apoio logístico a operações emergenciais, além dos alertas.

O protocolo prevê que, quando a Caixa for alertada por algum órgão sobre determinada situação de risco, essas informações serão republicadas para todas as unidades próprias ou parceiras, como lotéricas.

Em Rio Bonito do Iguaçu, as medidas de apoio incluem arrecadação de doações, liberação do Saque Calamidade do FGTS e deslocamento de unidades móveis de atendimento para o local. Além disso, haverá facilidade maior para pagamento de parcelas de contratos habitacionais e comerciais, com pausa das prestações.

“A Caixa acompanha a situação no município com equipes de áreas diversas do banco, com o objetivo de mapear possíveis novas ações. A partir da divulgação do decreto de calamidade, outras ações previstas no protocolo poderão ser iniciadas, em benefício da população de Rio Bonito do Iguaçu”, diz o banco, em nota.

De acordo com o protocolo da Caixa, várias situações em que a presença do cliente seria necessária na agência serão resolvidas por meio de canais digitais. “Quando a infraestrutura local estiver danificada poderão ser organizados mutirões móveis com caminhões ou estações itinerantes em abrigos e ginásios. Também haverá possibilidade de utilizar identificações alternativas para clientes sem documentos”, afirma a nota.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *