A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou ao Diário da Região, na tarde desta quinta-feira, 25, que um caça modelo F-39 Gripen sobrevoou a região de Rio Preto durante a manhã – o que explica o barulho de “explosão abafada” e os tremores de portas e janelas relatados por moradores de vários bairros de Rio Preto e de cidades vizinhas, como Mirassol, Tanabi e Neves Paulista.
A aeronave é capaz de romper a barreira do som, de 337 m/s ou 1216 km/h. Quando isso acontece, provoca estrondos no céu.
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que na manhã desta quinta-feira (25/09), houve o voo da aeronave F-39 Gripen, em missão coordenada pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I)”, informou o órgão em nota.
Não é a primeira vez que o fenônemo ocorre na região. Em maio de 2021 situação parecida foi reportada pelo Diário.
“Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando. É possível que os moradores da região ouçam esse barulho durante os testes com o novo caça brasileiro. Temos o cuidado de garantir que esses voos supersônicos sejam realizados em áreas de teste designadas, em coordenação com as autoridades aeronáuticas conforme os procedimentos da Força Aérea Brasileira”, explicou, na ocasião, Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da fabricante Saab, por meio de nota.
Mais cedo, o Diário já tinha afastado a hipótese de abalo sísmico por meio do Centro de Sismologia da USP, que informou que “não houve registro de nenhum evento sísmico que possa ser associado a esse episódio. As estações mais próximas da região, localizadas em Bebedouro (SP) e na Serra da Canastra (MG), não detectaram qualquer sinal compatível com tremores de terra no horário mencionado”.