Este mês desafiámos o NEST a eleger a start-up do mês. A escolha recaiu na Builtrix que oferece uma solução SaaS que permite às empresas gerir o seu consumo de energia. Ao recolher os dados de consumo, a plataforma elimina a necessidade de recolha manual de faturas ou a instalação de sensores caros.
Nome da startup: Builtrix
Fundadores: Javad Hatami e Mojtaba Kamarlouei.
Atividade: A Builtrix é um fornecedor de soluções de inteligência energética baseadas em dados destinado a especialistas em energia, consultores ESG e gerentes de instalações. O seu objetivo é ajudar todos os que estão envolvidos no mundo da energia, “oferecendo informações energéticas simples, fáceis de entender e padronizadas. A Builtrix recolhe automaticamente os dados de energia, fornece insights práticos para reduzir custos no seu portfólio de edifícios e garante a conformidade com os padrões de relatórios ESG da UE”, explica a start-up ao Link to Leaders.
A sua atividade centra-se em fornecer informações claras e acionáveis sobre o consumo de energia, ajudando os gestores de instalações, consultores ESG e especialistas em energia a monitorizar e a compreender o seu consumo energético, a analisar padrões de uso, a identificar ineficiências, a detectar anomalias e oportunidades de otimização e a reduzir custos operacionais e as emissões de carbono.
Volume de negócios: “O volume de negócios da Builtrix tem crescido de forma consistente, refletindo a crescente procura por soluções de inteligência energética e gestão eficiente de energia. O modelo de negócios SaaS (Software as a Service) permite uma escalabilidade eficiente, com receitas recorrentes e sustentáveis, alinhadas com o crescimento das necessidades de digitalização e transição energética. Este crescimento é impulsionado tanto pelo mercado nacional, em Portugal, como pela expansão internacional, posicionando a Builtrix como um parceiro estratégico na otimização do desempenho energético e na redução das emissões de carbono”, refere a start-up.
Plano de negócios: O plano de negócios da Builtrix está focado em consolidar a sua posição de “líder no fornecimento de inteligência energética em Portugal” e expandir a sua presença no mercado internacional. Entre os seus objetivos principais, encontra-se o crescimento no mercado nacional através do aumento da base de clientes no setor de gestão de instalações, consultoria ESG e serviços de energia, e da expansão de parcerias estratégicas com empresas que priorizam eficiência energética e sustentabilidade.
Ao expandir o negócio internacionalmente, a start-up quer entrar em novos mercados europeus que tenham uma forte procura por soluções de gestão energética e redução de carbono e estabelecer alianças com parceiros locais e internacionais para acelerar o desenvolvimento tecnológico, ou seja, quer continuar a investir em big data analytics e inteligência artificial para otimizar a análise e previsão de consumo energético, e melhorar a plataforma cloud com novas funcionalidades e integrações.
A Builtrix quer ainda reforçar o seu posicionamento como facilitador da transição energética e apoiar as empresas no cumprimento das metas ESG e na obtenção de maior eficiência operacional.
Por último, quer expandir o modelo SaaS com soluções personalizáveis e adaptadas às necessidades dos clientes e investir em R&D para inovar na deteção de anomalias, padrões de consumo e oportunidades de poupança energética.
Atualmente, a empresa conta com clientes em Portugal, mas também além fronteiras, nomeadamente nos Países Baixos.
Porque merece o destaque: “A Builtrix merece destaque por ser pioneira em fornecer inteligência energética através de soluções inovadoras baseadas em big data e inteligência artificial, que simplificam a forma como empresas compreendem e otimizam o seu consumo de energia”, afirma o NEST – Centro de Inovação do Turismo, que tem ajudado a desenvolver o projeto e a adaptar o produto ao setor hoteleiro.
Outra informação relevante: A Builtrix foi reconhecida entre as Top 25 Scale-ups em Portugal e as Top 10 Clean Tech Scale-ups, distinções atribuídas pela EIT Digital e pela BGI (Building Global Innovators).
Além disso, a Builtrix trabalha em estreita colaboração com entidades públicas, como a Câmara Municipal de Cascais, para apoiar os seus objetivos de sustentabilidade. E tem liderado o projeto europeu Weforming (que conta com um orçamento superior a 12 milhões de euros) em colaboração com o Grupo Visabeira. O objetivo deste projeto é transformar a forma como os edifícios consomem energia e interagem com a rede elétrica, promovendo uma maior flexibilidade energética e eficiência.
Através deste projeto, a Builtrix desenvolve soluções para permitir uma interoperabilidade avançada entre edifícios e a rede elétrica, facilita a integração de tecnologias emergentes e otimiza a gestão energética em tempo real, e contribui para um sistema energético mais flexível, eficiente e preparado para o