O Corpo de Bombeiros do Paraná fez um alerta em relação aos riscos de acidentes com carregadores de celular. De acordo com a capitã Luisiana Guimarães, é preciso prestar atenção no uso incorreto de carregadores, que oferecem riscos de incêndios e explosões.
Conforme a capitã, é fundamental que os consumidores escolham equipamentos certificados e de qualidade, aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que possuem estrutura para suportar a caloria gerada durante o carregamento.
Os Bombeiros ainda orientam, nunca sair de casa e deixar o celular carregando. Outro erro comum é carregar o celular sobre a cama ou embaixo do travesseiro. Para quem tem criança ou animais em casa, é importante retirar o carregador da tomada após o uso.
O Corpo de Bombeiros também chama a atenção para o carregamento dentro dos carros e informou que o ideal é ligar o veículo primeiro e só depois conectar o celular. Isso porque, ao acionar o motor, pode haver uma variação de tensão que pode resultar desde dano ao aparelho, até uma explosão.