Um dos bombeiros atingidos por uma explosão durante o combate a um incêndio em um supermercado de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, foi transferido para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, de helicóptero na tarde desta quarta-feira, 31. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia da cidade fronteiriça. O voo chegou à Capital após as 19h. O paciente estava consciente, mas num quadro grave. Um médico do Cristo Redentor, que também atua na Aeronáutica, acompanhou a viagem.
Conforme boletim da Santa Casa de Misericórdia, outros cinco pacientes permanecem internados em leitos clínicos, sendo que um deles foi transferido para o Hospital de Caridade de Santa Maria. No pronto-socorro, também seguem em observação mais quatro pacientes. Dos 17 feridos no incidente, sete já receberam alta após avaliação e estabilização, de acordo com a Santa Casa de Misericórdia. Pelo menos seis bombeiros e quatro funcionários do Supermercado 300 foram atingidos pela explosão.
O que aconteceu
O incêndio começou por volta das 6h30min desta quarta-feira, 31, no depósito do mercado, na avenida Tamandaré, na área central de Santana do Livramento. A ocorrência foi atendida por guarnições do Corpo de Bombeiros local e do Uruguai, além da Brigada Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante o combate às chamas, uma explosão feriu bombeiros que estavam em frente a um dos acessos ao mercado, no momento em que eles se preparavam para entrar no local. Nenhum deles sofreu queimaduras, mas o grupo foi atingido por um portão de ferro que se desprendeu com o impacto. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Limitação no atendimento
Em razão do atendimento às vítimas da explosão, a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento informou que, neste momento, o Pronto-Socorro opera com capacidade máxima. Diante do cenário, a instituição pede que a população evite procurar o local, exceto em casos de urgência e emergência, para garantir o atendimento adequado aos pacientes que necessitam de cuidados imediatos.
Veja Também
