Com a previsão de temperaturas elevadas para o fim de semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou um novo boletim de balneabilidade que aponta 18 praias próprias para banho nas zonas sul e oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atualização traz orientações importantes para moradores e turistas que pretendem aproveitar o litoral.

Entre as praias recomendadas estão Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Reserva e Barra da Tijuca, com exceção do trecho do Quebra-mar, em frente à Rua Sargento João de Faria. Também estão liberadas Joatinga, Pepino, Vidigal, São Conrado, Leblon, Ipanema, exceto o ponto em frente à Rua Joana Angélica, Praia do Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha, Urca e Flamengo, com restrição na área da foz do Rio Carioca.

Por outro lado, o Inea classificou como impróprias para banho as praias de Barra de Guaratiba, Arpoador, Botafogo e Glória, devido a índices de contaminação acima do recomendado.

Em Niterói, o boletim indica condições favoráveis ao mergulho nas praias de Flechas, com exceção do trecho em frente à Rua Icaraí, nº 163, Icaraí, excetuando-se áreas específicas como a esquerda da Pedra de Itapuca e pontos próximos à Praça Getúlio Vargas e à Rua Mariz e Barros, além de Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Já o banho de mar está desaconselhado nas praias de Gragoatá, Boa Viagem, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Adão.

O instituto reforça que a população deve evitar o banho de mar nas 24 horas após a ocorrência de chuvas e em áreas próximas a saídas de galerias de águas pluviais, rios ou canais de drenagem, locais com maior risco de contaminação. O boletim completo de balneabilidade pode ser consultado no site oficial do Inea.

*Compartilhe este artigo do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Estado do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *