Caso ocorreu durante a madrugada da última terça-feira, quando uma e-bike estava conectada à tomada dentro da casa

Compartilhe esta matéria

No primeiro semestre de 2025, a produção de bicicletas elétricas cresceu 122% no Brasil. Os dados são da Abraciclo e demonstram que a demanda crescente tem impulsionado o crescimento deste mercado no país.

No entanto, é preciso que os usuários tenham alguns cuidados com os equipamentos. Um alerta que é reforçado por um caso de explosão de uma bateria de e-bike que destruiu um apartamento no Rio de Janeiro.

Mercado tem crescido no Brasil (Imagem: skyNext/Shutterstock)

Apesar do susto, ninguém ficou ferido

Segundo informações de O Globo, o caso aconteceu na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na madrugada da última terça-feira (14), uma bicicleta elétrica simplesmente explodiu dentro do apartamento da professora Antônia Burke, de 38 anos.

Ela contou que o seu irmão acordou com o barulho da explosão e que rapidamente todos saíram do imóvel. Ela também afirmou que todos os eletrodomésticos foram destruídos, assim como os móveis da sala e da cozinha. E que ainda não tem ideia do tamanho do prejuízo.

Explosão destruiu o apartamento (Imagem: reprodução/Antônia Burke)

Antônia Burke revelou que há mais de um ano costumava carregar as duas bicicletas elétricas da família dentro de casa. Na madrugada do incêndio, apenas a e-bike do filho, da marca Lev, estava conectada à tomada.

Não tinha ideia do perigo, mas ao conversar com os bombeiros, que chegaram aqui em minutos, ficamos sabendo que incêndios envolvendo bicicletas elétricas são mais comuns do que imaginamos.

Antônia Burke

Leia mais

Bateria de bicicleta elétrica explode na China e levanta questões sobre segurança
Bateria de e-bike explodiu durante carregamento (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E)
  • O risco de explosões de bicicletas elétricas é atribuído a baterias de íon-lítio, especialmente se danificadas, sobrecarregadas ou mal manuseadas. 
  • Por conta disso, é recomendado evitar carregar as e-bikes à noite, enquanto dorme, ou quando não estiver em casa. 
  • Outra dica é sempre realizar o carregamento longe da luz solar direta e nunca sobre materiais inflamáveis como tecidos ou madeira. 
  • No caso de condomínios, a sugestão é usar áreas comuns ou abertas, evitando realizar a recarga dentro de casa ou em espaços fechados.
  • Usar apenas o carregador original do fabricante é mais uma forma de evitar problemas com a bateria.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *