O Governo do Estado do Rio de Janeiro realiza, nesta sexta-feira (12), mais uma etapa da Operação Barricada Zero em três municípios fluminenses. A ação, que envolve órgãos estaduais e prefeituras, tem foco em 13 comunidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. Desde o início da ofensiva, mais de 4.900 toneladas de barricadas foram retiradas das vias.
De acordo com o governo estadual, o objetivo é liberar ruas e restabelecer o deslocamento da população nas áreas afetadas por bloqueios instalados por grupos criminosos. As equipes atuam desde as primeiras horas do dia na remoção de estruturas como blocos de concreto, trilhos, ferros e entulhos.
O governador Cláudio Castro afirmou que a operação busca garantir mobilidade e segurança: “Estamos devolvendo à população o direito de ir e vir, eliminando o transtorno e o medo associados a esses bloqueios. A retirada das barricadas e a liberação das vias representam o cumprimento de um compromisso firmado com a sociedade. Continuaremos ampliando nossa atuação, comunidade por comunidade. Nossas equipes seguem firmes até que todo o Rio esteja livre desses obstáculos”.
Na capital
- Urubu
- Rato Molhado
- Caixa D’água
- Céu Azul
- Bandeira Dois
- Juramento
- Para Pedro
Duque de Caxias
- Rasta
- Cangulo
- Arará
- Vasquinho
São Gonçalo
Como ocorre a remoção das barricadas?
A operação é coordenada pelo GSI-RJ e reúne profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e equipes municipais. Para acelerar o processo de limpeza das vias, são utilizados equipamentos como retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões. Segundo o governo, sempre que possível, o pavimento é recuperado imediatamente após a retirada dos materiais.
A ação continuará sendo ampliada, de acordo com o governo, até que todas as áreas mapeadas estejam com suas vias totalmente liberadas.
