A Prefeitura de Barra do Garças decretou nesta segunda-feira (8), estado de emergência devido ao avanço do incêndio no Parque Estadual da Serra Azul. O decreto estabelece situação de emergência no período de 180 dias e adota aquisição de equipamentos, reforço de equipes, para controle das chamas e redução dos danos ocorridos. 

O documento foi encaminhado para a Câmara dos Vereadores e também para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A situação de emergência também será enviada para o Governo Federal, para apoio nacional com a finalidade de garantir agilidade na resposta ao desastre. 

Nos últimos dias, bombeiros militares do Exército Brasileiro e brigadistas têm trabalhado para controlar as chamas, com o apoio de aeronaves de combate a incêndio. 

Aeronaves auxiliam no controle do fogo

Na semana passada, a pedido da Prefeitura, o Governo do Estado enviou três aeronaves de combate a incêndio para tentar controlar o fogo que se arrastava pela área do parque. Duas aeronaves são da Defesa Civil e uma pertence ao Corpo de Bombeiro. 

Em Barra do Garças, especificamente, os trabalhos se concentram nas regiões da Serra do Roncador e do Parque Estadual da Serra Azul, com apoio de aeronaves, maquinários, brigadistas e equipes em solo, que atuam tanto no combate direto quanto na construção de aceiros para conter a propagação das chamas. 

O Corpo de Bombeiros Militar também atua no enfrentamento aos incêndios em Nova Maringá, Feliz Natal, Sinop, União do Sul, Torixoréu, Canabrava do Norte, Água Boa, Cáceres, Cotriguaçu, Novo Mundo e Nova Ubiratã.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *