Processo antitruste foi iniciado em 2024 (Foto: Solen Feyissa/Unplash)Processo antitruste foi iniciado em 2024 (Foto: Solen Feyissa/Unplash)

Processo antitruste foi iniciado em 2024 (Foto: Solen Feyissa/Unplash)

Os analistas da Barclays estão aumentando os riscos regulatórios da Google da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) à medida que o caso antitruste de busca do Departamento de Justiça dos EUA se aproxima de uma decisão, disse o Investing. com. É possíveis que as medidas corretivas entrem em vigor já em Outubro de 2025.
Durante o acompanhamento dos argumentos finais, os analistas da Barclays saíram com visões mistas. “Ouvimos o dia inteiro de argumentos finais e certamente houve momentos em que nos sentimos muito pior do que antes, e outros momentos em que nos sentimos melhor, em termos de impacto no preço das ações da GOOGL”, disse um analista do Barclays.
Uma decisão é esperada para o fim de Julho ou início de Agosto. Qualquer medida que venha a ser tomada tem que se iniciar após 60 dias.
Google (GOOGL34) pode cair até 25% se vender o Chrome, diz Barclays
O Barclays prevê que a ação da controladora Alphabet pode cair até 25% se o Google (GOOGL34) vender o navegador Chrome.
Essa possibilidade surge no contexto do processo antitruste nos Estados Unidos, que está na reta final de julgamento. 
A medida mais drástica, porém possível, visa quebrar o suposto monopólio da empresa no mercado de buscas e publicidade online.
Google enfrenta processo antitruste e risco de desmembramento do Chrome
No ano passado, um juiz federal dos EUA determinou que a Alphabet opera um monopólio no mercado de buscas. 
Agora, a Justiça deve definir quais medidas corretivas a empresa deve adotar para remediar essa situação. 
Entre as opções, a venda do Google Chrome — que possui cerca de 4 bilhões de usuários ativos e responde por 35% da receita de buscas — seria a mais impactante para o mercado.
Segundo o Barclays, essa venda poderia reduzir o lucro por ação da Alphabet em mais de 30%. 
Além disso, o preço das ações poderia cair entre 15% e 25%, pois os investidores ainda não precificaram essa possibilidade.
O post Barclays vê aumento de risco regulatório para Google apareceu primeiro em BPMoney.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *