Mais uma vez, os banhos estão desaconselhados na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto, devido à contaminação microbiológica da água. O alerta foi feito esta terça-feira, 2 de setembro, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As mais recentes análises feitas na zona revelaram a presença de bactérias patogénicas na água, como Escherichia coli e enterococos intestinais, consideradas prejudiciais à saúde humana. O primeiro tipo, por exemplo, pode causar cistite (infecção urinária). Assim, os banhos são desaconselhados até a situação voltar a estar normalizada.
Esta é a quinta vez desde o início da época balnear (que arrancou a 14 de junho) que a praia é interdita a banhos devido à contaminação da água, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Em junho, a Praia de Matosinhos integrou a lista vermelha da Agência Europeia do Ambiente, que alertava para uma água de “má” qualidade em oito zonas balneares portuguesas.
No ano passado, foram recolhidas amostras de 673 locais, dos quais 512 na zona costeira. Do número total, 556 são de qualidade “excelente”, 73 “boa” e nove “fraca”. A classificação tem por base a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) e de bactérias Enterococci intestinais.
Carregue na galeria para conhecer as oito praias portuguesas classificadas com qualidade “má”, que estão abertas a banhos.