Informação foi confirmada em uma coletiva pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse em uma entrevista coletiva em Teresina (PI) que o total de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol subiu para 127 neste sábado (4). AO menos 12 estados apresentaram suspeitas e 11 casos foram confirmados por exame laboratorial.
Até o boletim anterior, divulgado na última sexta (3), eram 113 casos distribuídos em 06 estados. Ainda não há um detalhamento de quais estados entraram na lista. No entanto, já se sabe que a maior parte das notificações de intoxicação por metanol no país continua concentrada em São Paulo.
Há casos confirmados na Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. O ministro disse durante a coletiva que há um novo caso suspeito no Piauí.
Plano de tratamento
O Ministério da Saúde reforçou ainda seu plano de tratamento. Para garantir o atendimento em toda a rede pública, a pasta adquiriu mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 tratamentos com fomepizol, outro antídoto eficaz contra a intoxicação por metanol.
A previsão é que os novos estoques cheguem nas próximas semanas, garantindo o tratamento para os casos suspeitos e confirmados.
Como denunciar
As autoridades reforçam que, diante de qualquer suspeita, a notificação rápida é fundamental para aumentar as chances de sobrevivência e evitar sequelas permanentes.
A orientação em suspeita de intoxicação por metanol é buscar atendimento médico imediato e acionar os canais de emergência:
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIATox/SC: 0800 643 5252 ou (48) 3721-9083
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Leia mais
Bares do centro de Florianópolis passam por fiscalização após casos de metanol em bebidas
Bares de São José passam por fiscalização após risco de metanol em bebidas