Deputado Tercilio Turini (MDB).
Créditos: Orlando Kissner/Alep
O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) destacou a ação rápida e necessária adotada pelo poder público para socorrer de imediato os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, município paranaense devastado por um tornado neste fim de semana. Turini participou, no final da tarde de domingo, da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa que aprovou, em regime de urgência, mudanças no Fundo Estadual de Calamidades Públicas, autorizando o repasse direto de recursos às famílias atingidas pela tragédia.
“Estamos cumprindo nossa obrigação de agir com celeridade para dar suporte à população. Uma tragédia que vai exigir mais esforços do poder público para a reconstrução”, afirmou o parlamentar.
Com a aprovação, o Governo do Estado vai liberar R$ 50 milhões e a Assembleia Legislativa repassará R$ 3 milhões para auxiliar as famílias que perderam tudo com o tornado. Turini prestou solidariedade aos familiares das cinco pessoas que morreram e das centenas de feridos em Rio Bonito do Iguaçu, além de lamentar a morte registrada em Guarapuava.
“É uma tristeza. Em questão de segundos, o tornado leva vidas e traumatiza famílias. Com trabalho, dedicação e suporte financeiro, os estragos serão recuperados. A maior dor é a perda de entes queridos, num desastre que ninguém espera. Que Deus abençoe e conforte familiares e amigos”, disse o deputado.
Como médico e presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, Turini informou que vai debater com a Secretaria de Estado da Saúde e os demais membros do colegiado medidas emergenciais para ampliar o atendimento nos municípios atingidos pelos fortes ventos e chuvas.
“Vamos acompanhar de perto para fortalecer os hospitais que socorreram as vítimas, garantir assistência nas unidades de saúde e fornecer medicamentos. Sempre existe o risco de transmissão de doenças após situações como essa”, ressaltou.
Durante a sessão extraordinária, os deputados também aprovaram o decreto de estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, medida que permite agilizar ações de resposta e reconstrução na região.
