Depois dos telemóveis, as sirenes. As sirenes do sistema nacional de alerta do Luxemburgo voltaram a tocar esta segunda-feira, no âmbito do teste mensal do sistema. E, à boleia do teste, aproveitamos para lembrar que há quatro sinais diferentes, com significados também eles distintos.
Alarme de incêndio
© Créditos: CGDIS
De acordo com a informação disponível no site da Corporação Grã-Ducal de Incêndio e Socorro (Corps Grand-Ducal d’Incendie et Secours, CGDIS), o alarme de incêndio “é um sinal contínuo, que se faz ouvir durante três minutos”.
Pré-alarme
© Créditos: CGDIS
O pré-alarme dura 60 segundos e “consiste num sinal modulado, que sobe e desce”, explica a CGDIS. Pode ser desencadeado em caso de contaminação radioativa numa ou em várias zonas. O site Infocrise.public.lu acrescenta que este é acionado quando a contaminação “é possível, mas não iminente”. Oiça o som abaixo.
Alarme nuclear
© Créditos: CGDIS
Em caso de alarme nuclear, as sirenes emitem um “sinal modulado que dura um minuto, com duas interrupções de 12 segundos”. As autoridades explicam que este tipo de aviso à população é acionado quando há uma contaminação nuclear iminente numa ou várias zonas. Oiça abaixo.
Fim de alarme
© Créditos: CGDIS
O quarto tipo de sinal é o sinal de fim de alarme, tratando-se, neste caso, de um som contínuo com um minuto de duração. Oiça o som abaixo.
O seu telemóvel também apitou esta segunda-feira? Saiba porquê
Duração dos testes e potência das sirenes
A CGDIS lembra também, no seu site, que os testes da rede de sirenes duram exatamente dois minutos, sendo realizados às 12h da primeira segunda-feira do mês em todo o Grão-Ducado.
Segundo as autoridades, as sirenes da rede nacional atingem um nível sonoro de 123 decibéis (A), medido a uma distância de 30 metros. “Estas sirenes têm de ser muito potentes porque têm obrigatoriamente de chegar à população em caso de urgência”, refere.
Além das sirenes, a população presente em solo luxemburguês é também alertada por SMS, em caso de alerta de catástrofe natural como inundações, ou acidente nuclear.
Newsletter O PRIMEIRO CONTACTO
As principais notícias, reportagens e opiniões para começar o dia.
Sie können sich jederzeit wieder abmelden, wenn Sie das möchten. Weitere Informationen finden Sie in unserer Datenschutzrichtlinie.
