As Filipinas evacuaram mais de 100.000 residentes nas regiões leste e norte do país, à medida que o Fung-wong se intensificava no domingo, transformando-se num supertufão, ameaçando desencadear chuvas torrenciais, ventos destrutivos e ondas de tempestade, com chegada prevista para o final do dia.
Sinais de alerta de tempestade foram emitidos em grande parte das Filipinas, com o Sinal Nº 5, o alerta mais alto, acionado no sudeste de Luzon, incluindo Catanduanes e áreas costeiras de Camarines Norte e Camarines Sul, enquanto a região de Grande Manila e áreas circundantes estão sob Sinal Nº 3.
Ventos com 185 km/h de velocidade e rajadas de até 230 km/h, prevê-se que o Supertufão Fung-wong, conhecido localmente como Uwan, deve atingir a província de Aurora, no centro de Luzon, no domingo à noite, no mínimo.
Partes das Visayas Oriental já estavam a sofrer cortes de energia.
Algumas imagens partilhadas pela Guarda Costeira das Filipinas em Camarines Sul mostraram evacuados carregando malas e pertences pessoais enquanto estavam sendo transferidos de barcos de passageiros longos e estreitos para camiões que os aguardavam durante operações de evacuação preventiva.

Relacionado
