A água da Barragem de Touvedo/São Jorge, em Arcos Valdevez, é uma das que apresenta maior risco de contaminação por cinzas, divulgou esta sexta-feira a empresa Águas do Norte.

As barragens do Alvão e do Sordo (Vila Real), de Vilar (Moimenta da Beira/Sernancelhe) e Ferradosa (Freixo de Espada à Cinta) são as restantes cujas águas podem ser contaminadas por cinzas devido aos incêndios.

Em comunicado enviado à Lusa, a empresa explica que, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), identificou as origens de água e respetivas afluências com maior risco de contaminação por cinzas, tendo sido considerado prioritária a atuação na barragem da Ferradosa.

Na Ferradosa foi considerado “prudente a implementação de medidas de estabilização de emergência, que permitem a retenção/deposição das cinzas”, tendo sido aplicado geotêxtil em quatro linhas de água por forma a conter a mobilização de cinzas e sedimentos e assim proteger as massas de água da albufeira.

Sobre o procedimento nesta albufeira, a empresa explica que o geotêxtil “é um tecido permeável, feito de fibras sintéticas (como poliéster ou polipropileno), projetado para desempenhar funções técnicas no solo e na água” e que a sua aplicação “junto a linhas de água afluentes às albufeiras, atua como meio de filtração e drenagem, permitindo o escoamento da água sem arrastar partículas finas, como a cinza, protegendo as massas de água”.

A empresa refere que tem vindo a “reforçar a monitorização da qualidade da água nas origens” e que esta “vigilância intensificada permite uma resposta mais célere a potenciais contaminações e assegura a proteção da saúde pública”.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *