A Administração Regional das Águas do Sul (ARA-SUL) vai divulgar, esta segunda-feira, os resultados das análises laboratoriais da água do rio Limpopo.

A ARA-SUL colectou amostras de água devido a suspeitas de contaminação daquele curso de água que apresenta tons esverdeados, na sequência da floração de algas que iniciou no dia catorze deste mês.

 O Director de Gestão da bacia hidrográfica do Limpopo disse que os resultados das análises laboratoriais vão determinar se será interdito o consumo da água pelas pessoas e o abeberamento de animais e outras actividades.

Ivan Cuna explicou que a floração de algas decorre do excesso de nutrientes, como sejam fósforo e nitrogénio, como resultado de actividades mineiras nos países a montante.

 “ Estamos fazer a monitoria da sua propagação e verificar-se até que ponto temos esta contaminação porque esta floração de algas pode produzir toxinas e até que ponto este esverdeado que se vê no rio, esta florestação de algas contamina “, disse.

A fonte afirmou que o nível de coloração e o cheiro da água, por si só, são elementos que criam retracção para o consumo daquele líquido que corre na bacia do Limpopo. (RM)  

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *