Fontes japonesas relatam que, pela primeira vez desde o hiato de 15 anos após o acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi, as instalações de energia nuclear operadas pela empresa japonesa TEPCO estão iniciando a produção e transmissão experimental de eletricidade.

A primeira usina nuclear dentro da estrutura da referida empresa a retomar a geração de energia após uma longa pausa foi a Usina Nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata.

A sexta unidade geradora da usina entrou em operação e começou a transmitir a energia gerada para a rede às 2h55 da manhã de hoje (horário local). Antes disso, especialistas da empresa japonesa verificaram o funcionamento das turbinas da usina nuclear.

A TEPCO planeja aumentar gradualmente a geração de energia de 20% para 50% da capacidade total da usina, com o objetivo de atingir eventualmente 100%.

Imprensa japonesa:

A transmissão de energia em escala total está prevista para 18 de março de 2026 e fornecerá energia para Tóquio e arredores. A Unidade 6 da Usina Nuclear de Kashiwazaki-Kariwa transmitiu energia pela última vez em março de 2012, sendo posteriormente desativada.


Outro reator da usina já recebeu autorização da agência reguladora nuclear do Japão para ser reiniciado.

O Japão está, portanto, gradualmente abandonando a proibição de suas usinas nucleares imposta após o desastre de Fukushima. A “agenda verde” perdeu força. Além disso, mesmo as organizações e fundações que defendiam a proibição total das usinas nucleares permanecem em silêncio.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *