Explosão no Morro dos Cavalos atingiu mais de 20 veículos Carro onde estava família de Joinville ficou totalmente destruído – Foto: Vitória Scariot/Acervo pessoal/ND

A família de Vitória Scariot viveu um dos momentos mais assustadores que alguém poderia presenciar no último dia 6 de abril. Moradores de Joinville, eles passavam pelo Morro dos Cavalos, em Palhoça, quando um caminhão com etanol explodiu e incendiou mais de 20 automóveis. Em um dos carros estava Vitória, o marido, o filho de dois anos e os pais dela, que viram de perto a violência das chamas que se propagaram em segundos.

Uma semana após o susto e o medo diante de uma possível tragédia, a família agora tenta retomar a rotina e voltar à vida normal. “Foi muito traumatizante. Foi uma semana bem difícil pra mim, foi uma semana bem dolorosa. Eu sei que não vai ser fácil tirar as imagens da cabeça, você esquecer o que aconteceu”, conta Vitória.

De acordo com a joinvilense, é difícil explicar em palavras o sentimento que ela teve durante os segundos de terror que viveu com a família no Morro dos Cavalos. “Era medo, era angústia, não só por mim, mas por todas as pessoas que estavam lá”, detalha Scariot.

Muito perto das chamas

Quem estava no local do incêndio sabe o tamanho do perigo que viveu diante de um fogo tão intenso e difícil de controlar. Para a família de Vitória, porém, o medo foi ainda maior: o carro deles era o terceiro na fila de veículos e foi um dos primeiros a serem antigos pelas chamas, que se espalhavam pelo chão, acompanhando o rastro de etanol no asfalto.

Com um filho pequeno, foi preciso agilidade para fugir rapidamente. Vitória conseguiu remover a criança da cadeirinha em poucos segundos e escapar do pior. Os pais dela também saíram ilesos, mas o marido de Vitória acabou sofrendo alguns ferimentos leves. “Ele teve uma queimadura nada muito séria no tornozelo, acabou tendo uma inflamação, mas recebeu atendimento médico, está tomando medicações”, explica a joinvilense.

Vitória estava com o marido, o filho e os pais no carro – Foto: Acervo pessoal/Vitória Scariot/NDVitória estava com o marido, o filho e os pais no carro – Foto: Acervo pessoal/Vitória Scariot/ND

Segundos cruciais marcaram fuga das chamas no Morro dos Cavalos

De acordo com Vitória, foi o pai dela que percebeu o tamanho do perigo quando o caminhão tombou no Morro dos Cavalos. “A gente não viu o fogo vindo, porque estava indo pelo chão. E meu pai, ele viu e agiu muito rápido. Teve uma participação muito importante no salvamento da nossa vida”, conta Scariot.

Um dos principais vídeos do momento da explosão que circulam na internet mostram a família de Vitória fugindo do fogo e atravessando a BR-101. Eles procuraram abrigo em uma estrada de chão às margens da rodovia, por sugestão do pai da joinvilense. Confira:

Vídeo flagra instante em que caminhão-tanque tomba no Morro dos Cavalos e chamas se alastram – Vídeo: Reprodução/Arteris/ND

Após o susto inicial, a família recebeu apoio e abrigo em um estabelecimento chamado Valle do Tel. No local, eles aguardaram um irmão e um amigo de Vitória que se deslocaram até Palhoça para buscá-los, o que só foi possível na segunda-feira (7).

Agora, o momento é de voltar à rotina e recomeçar a vida. Documentos pessoas foram perdidos e o automóvel ficou completamente destruído pelas chamas. Nada disso, porém, tem tanto valor para Vitória quanto ver a família bem e em casa.

“Agora fica aquela correria de conseguir documentação, ir no banco, pegar cartão novo, mas, graças a Deus, a gente tá em casa. O alívio é muito grande por todo mundo estar bem”.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *