A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, venda, distribuição e consumo de um azeite de oliva.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e aponta que o produto tem origem desconhecida e vinha sendo comercializado por meio da plataforma Shopee.

Proibição de fabricação de oliva

Azeites de olivaAzeites de oliva
Foto: Envato

Segundo a Anvisa, a empresa identificada no rótulo como importadora, foi oficialmente extinta, o que inviabiliza a rastreabilidade e a regularização do item no mercado brasileiro.

Além do azeite, a agência também impôs restrições a outros dois alimentos. Sendo uma marca de sal grosso que foi reprovado em teste de teor de iodo, considerado abaixo do padrão exigido. Com isso, a Anvisa determinou o recolhimento do lote.

Outro produto afetado foi uma marca de doce de leite em pedaços, fabricado em 25 de junho de 2025. De acordo com a agência, o lote apresentava falhas de identificação e foi reprovado em análise do teor de ácido sórbico, conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos nos alimentos.

Perigo do consumo

Azeite de OliviaAzeite de Olivia
Foto: Envato

O consumo dos produtos citados pode trazer riscos à saúde por falhas que comprometem a segurança alimentar.

No caso do azeite, a origem desconhecida impede a verificação da procedência e das condições de produção, o que pode favorecer contaminações ou adulterações capazes de causar mal-estar e problemas gastrointestinais.

O sal grosso, com teor de iodo fora do padrão, pode afetar o funcionamento da tireoide se consumido de forma contínua. Já o doce de leite reprovado em teste de conservante e com falhas de identificação, pode permitir a proliferação de microrganismos, pode aumentar o risco de intoxicação alimentar.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *