2 nov
2025
– 12h37
(atualizado em 2/12/2025 às 10h30)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 27, o recolhimento imediato de diversos lotes de produtos do lava-roupas da Ypê, fabricados pela Química Amparo Ltda.
A decisão foi tomada após análises internas da própria empresa identificarem contaminação microbiológica por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria capaz de causar infecções, especialmente em pessoas com baixa imunidade.
Segundo a fabricante, a presença do micro-organismo foi confirmada em lotes específicos de três linhas de lava-roupas líquidos amplamente comercializadas no país. Ao tomar conhecimento do resultado, a Anvisa determinou não apenas o recolhimento dos produtos, mas também a suspensão imediata da distribuição, comercialização e uso de todos os lotes afetados.
Os produtos e lotes que devem ser retirados do mercado são:
Lava Roupas Líquido Ypê Express
– Lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011 (repetido no comunicado), 205011 e 176011.
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê
– Lotes: 254031 e 193021.
Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
– Lotes: 190021, 223021 e 228031.
A Pseudomonas aeruginosa é conhecida por sua resistência a diversos desinfetantes e pode provocar infecções de pele, olhos e até problemas respiratórios em indivíduos mais vulneráveis. Embora o risco de contaminação por meio de produtos de limpeza seja baixo quando comparado ao contato direto em ambientes clínicos, a presença da bactéria torna o produto inadequado para uso e representa potencial ameaça à saúde.
A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido itens pertencentes aos lotes citados interrompam o uso imediatamente e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca para orientações sobre devolução ou substituição. A Química Amparo comunicou que irá recolher os lotes e divulgou o comunicado abaixo em suas redes sociais.
“Quando uma empresa que faz milhões de produtos é comprometida com qualidade, ela testa.
Depois testa de novo. E quando acha que está tudo perfeito… testa mais uma vez, só para ter certeza.
Mas nem sempre tudo sai como esperado. Um laboratório especializado independente, após diversos testes, conseguiu identificar uma bactéria.
A Pseudonomas aeruginosas é uma bactéria comumente presente no ar e na água, com mínima probabilidade de impacto na segurança dos produtos e de consumidores. Porém, de forma isolada, este microrganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado.
E mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele), recolheremos os seguintes produtos do mercado”:
