
Anvisa determina suspensão preventiva de fórmulas infantis por risco de contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em caráter preventivo, a suspensão da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes das fórmulas infantis Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nestogeno e Nan Supreme para lactentes de 0 a 6 meses. A medida foi oficializada por meio da Comunicação de Risco nº 07/2026 e da Resolução nº 32/2026, publicada no dia 7 de janeiro.
~(Inserir tabela de lotes) ~
A decisão foi adotada diante do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar intoxicação alimentar. A própria empresa notificou o órgão regulador e iniciou o recolhimento voluntário dos lotes envolvidos.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde – Alimentos (CCD/CVS), orientou os serviços de saúde e as vigilâncias sanitárias a verificarem a existência dos produtos e respectivos lotes em circulação. Caso seja identificada a correspondência, o produto deve ser imediatamente colocado em quarentena, em local restrito, sem utilização, até o recolhimento pelo fabricante ou fornecedor.
A orientação é para que estabelecimentos e serviços de saúde entrem em contato com a Nestlé ou com as empresas fornecedoras para as providências de recolhimento. No caso de consumo do produto e aparecimento de sintomas, os serviços de saúde devem notificar imediatamente os casos suspeitos à Nutrivigilância e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CIEVS-SP), para investigação conjunta.
O órgão destaca que a medida é preventiva e tem como objetivo proteger a saúde da população, especialmente de bebês e crianças, público mais vulnerável ao consumo de fórmulas infantis. A recomendação é que pais e responsáveis confiram atentamente o lote do produto antes do uso e sigam rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias.


