A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do Prato de Sopa Plástico Blues, da marca Guzzini, após detectar risco de contaminação química. A medida, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (5), também suspende a comercialização, a distribuição, a importação e a propaganda do produto no país.
Segundo a resolução (RE nº 4.387/2025), testes laboratoriais apontaram resultado insatisfatório para o nível de migração de melamina, substância utilizada na fabricação do plástico. Quando em contato com alimentos, a melamina pode se desprender do material e migrar para a comida, oferecendo riscos à saúde, como possíveis danos renais e hepáticos.
O produto é fabricado pela Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda., CNPJ 32.146.030/0003-69, e identificado pelo código 229596.
A Anvisa informou que todos os materiais que entram em contato com alimentos, como pratos, copos e utensílios, precisam passar por análises específicas antes de serem aprovados para uso. Caso apresentem migração de substâncias acima do limite permitido, são automaticamente retirados do mercado.
A resolução tem efeito imediato e o recolhimento deve ser realizado em todo o território nacional.
+ Seis marcas de café foram proibidas pela Anvisa em 2025; veja lista
Procurada pela reportagem do SBT News, a Guzzini ainda não se manifestou sobre a determinação.
