- Anvisa determinou o recolhimento de lotes de fórmulas infantis da Nestlé (Nestogeno, Nan Supreme Pro, etc.) devido à contaminação pela toxina cereulide.
- A contaminação foi identificada em outros países (Turquia, Argentina, China e Europa), levando a alertas de saúde globais.
- A Nestlé iniciou o recolhimento voluntário e orienta consumidores a suspender o uso dos lotes afetados e buscar reembolso.
Nesta quarta-feira (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma medida (Resolução 32/2026) que determina a proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé contaminados por uma toxina bacteriana.
Leia também: Estudo brasileiro encontra traços de agrotóxicos proibidos em fórmulas infantis – Revista Fórum
Segundo a agência, lotes de fórmulas das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino estão contaminados por cereulide, toxina produzida por uma bactéria (Bacillus cereus) que pode causar efeitos adversos, como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e de raciocínio e incapacidade de reagir ou expressar emoções.
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial da Nestlé, multinacional suíça do ramo alimentício que anunciou investimentos de até R$ 7 bilhões na expansão de seus negócios no Brasil pelos próximos dois anos.
Leia também: R$ 7 bilhões e 5 mil empregos: o novo investimento de uma gigante do setor alimentício em São Paulo – Revista Fórum
Os lotes contaminados identificados pela agência brasileira apresentaram problemas em outros países consumidores, como Turquia, Argentina, China e países da Europa.
A marca já iniciou o recolhimento voluntário das fórmulas, e pelo menos 37 países fizeram notificações de saúde para alertar a população acerca dos riscos de contaminação.
A Anvisa divulgou um painel com os lotes avaliados a serem recolhidos e recomendou que, em caso de ingestão, é preciso acompanhar os sintomas e buscar atendimento médico. “Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível”, informa a agência reguladora.
“Os consumidores que tenham produtos dos lotes especificados devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais [email protected] ou 0800 761 2500, de segunda à domingo, 24 horas por dia”, disse, em nota, a Nestlé.
“Em caso de dúvidas quanto à saúde ou nutrição da sua criança, a Nestlé orienta consultar o seu pediatra ou profissional de saúde.”
Para mais informações acerca de trocas e devoluções de produtos, recomenda-se contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé Brasil, que pode ser encontrado nas embalagens dos produtos. Além disso, é importante verificar os números do lote de fórmulas da marca já adquiridas a fim de se certificar do descarte caso façam parte dos lotes contaminados.
Confira, abaixo, os lotes a serem recolhidos, conforme divulgados pela Anvisa:




