Anvisa manda recolher café e suplementos por risco à saúde. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição e o recolhimento de diversos produtos alimentícios e suplementos, após constatar riscos à saúde pública e irregularidades nas práticas de produção. Entre os itens afetados estão cafés da marca Câmara, suplementos da Axis Nutrition e o Whey Isomix Definition, da marca Proteus.

As decisões, publicadas recentemente, envolvem proibição da comercialização, fabricação, propaganda, distribuição e uso dos produtos, com medidas de apreensão em todo o território nacional.

Café com origem desconhecida e fragmentos semelhantes a vidro

De acordo com a Anvisa, todos os lotes do café torrado e moído extraforte e do café tradicional da marca Câmara devem ser retirados de circulação. A decisão foi motivada por uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que identificou origem desconhecida e fabricante irregular na embalagem.

Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, também no Rio de Janeiro, identificou fragmentos de corpo estranho semelhantes a vidro no lote 160229, reforçando a gravidade da situação.

“Todas as unidades e lotes do café estão proibidos”, afirmou a agência em nota.

Suplementos da Axis Nutrition também são suspensos

A Anvisa também suspendeu a produção e venda de todos os alimentos e suplementos fabricados pela Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., após uma inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro identificar falhas graves nas boas práticas de fabricação.

Entre as irregularidades encontradas estão:

  • Ausência de responsável técnico habilitado;
  • Falhas no controle de qualidade da água utilizada;
  • Falta de registros das operações de produção;
  • Fluxo cruzado de fabricação;
  • Ausência de rastreabilidade de matérias-primas e produtos;
  • Falhas nos critérios de seleção de insumos;
  • Inexistência de estudos de estabilidade dos produtos acabados.

Suplemento Whey Isomix Definition também foi proibido

Em outra medida, a agência determinou a apreensão de todos os lotes do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, produzido pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU.

A medida foi adotada após a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pelo produto, informar que a fabricação foi interrompida desde o início de 2024 e que não tem qualquer vínculo com a empresa Nutrimix A., cujo nome consta em algumas embalagens ainda encontradas no mercado.

Anvisa alerta para os riscos de produtos irregulares

Na imagem, os três produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foto: Reprodução.

A agência reforça que produtos sem regularização não oferecem garantias de qualidade, segurança ou eficácia, representando sérios riscos à saúde pública.

“Por isso, a Anvisa não recomenda a sua utilização”, afirma o comunicado.

Denúncias sobre produtos suspeitos ou irregulares podem ser encaminhadas à Anvisa por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento: 0800 642 9782.

*Com Informação de Agência Brasil

Longevidade com excelência: como ter qualidade de vida depois dos 60?

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *