Grupos de rede privada passam a realizar cirurgias e procedimentos para o SUS em troca de créditos financeiros.

Foto: Reprodução Amil

Receba o Boletim Outra Saúde
De segunda a sexta, às 7h, as principais notícias de Saúde em seu email

Agradecemos!
A partir de amanhã você já começa a receber o Boletim Outra Saúde.

O programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, registrou a adesão formal dos grupos Amil e GEAP Saúde, ampliando a participação da rede privada na execução de procedimentos para o SUS sem custo direto para os pacientes. Com essas adesões, o programa passa a ofertar R$ 200 milhões em atendimentos pela rede privada, o que equivale a aproximadamente 85 mil cirurgias e exames adicionais, segundo o governo. 

A Amil realizará, em um ano, mil cirurgias de alta complexidade em unidades no Rio de Janeiro (Hospital Pasteur, Hospital Pan-Americano e Hospital de Clínicas), com foco em mastectomias, angioplastias, colecistectomias e hernioplastias umbilicais. A GEAP Saúde realizará 360 cirurgias oftalmológicas anuais no Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa (Ibap Oftalmologia) em Niterói (RJ), totalizando R$ 1,2 milhão em atendimentos.

O programa opera através de um modelo que permite a operadoras de saúde usar sua rede para procedimentos do SUS, como consultas, exames e cirurgias eletivas, gerando “créditos financeiros” tanto para abater dívidas quanto para pagamento de tributos. Atualmente, além da Amil e GEAP, participam grupos como Rede D’Or, Grupo Athenas e Hapvida. 

Da lista de corporações participantes do programa, três estão no grupo das chamadas “sete irmãs da saúde”, que controlam, em oligopólio, todo o setor de seguros de saúde e laboratórios farmacêuticos no Brasil. “Ameniza o problema no imediato, e as pessoas precisam de soluções imediatas. Mas e no longo prazo, o que isso representa estruturalmente para o SUS?”, questiona o pesquisador Eduardo Magalhães Rodrigues.

Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *