O fazendeiro Alípio João Júnior, de 58 anos, acumula histórico de disputas judiciais, problemas com vizinhos e casos de maus-tratos a animais. Ele é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Ribeirão Preto por ameaças, intimidações e perturbação da ordem em um condomínio no Centro da cidade.
Natural da região de Mococa — a pouco mais de 100 km de Ribeirão —, Alípio tem quatro irmãos (dois homens e duas mulheres) e um extenso patrimônio declarado, que inclui fazendas, imóveis em Ribeirão Preto e apartamentos no Guarujá.
Após a morte do pai, em 2016, Alípio entrou na Justiça para ser o inventariante do espólio, dando início a uma disputa familiar. O conflito se agravou e resultou no abandono das propriedades rurais. Relatórios veterinários indicam que os animais ficaram subnutridos, muitos morreram, e a situação nas fazendas chegou a um estado crítico. Um dos profissionais que visitou os locais relatou descaso com os cuidados básicos com o gado.
Explosões e áudios com ameaças no condomínio
O caso mais recente envolvendo o fazendeiro foi formalizado após vizinhos registrarem boletins de ocorrência relatando a explosão de bombas e ameaças de morte. Segundo o Ministério Público, áudios enviados por Alípio aos moradores incluem xingamentos e ofensas com teor homofóbico e discriminatório.
Em uma das gravações, ele afirma ter contatos com autoridades e dinheiro suficiente para agir sem sofrer consequências. Chega a dizer que “mato gente desde o dia em que você nasceu”, referindo-se a um dos moradores com palavras ofensivas.
Diante da gravidade dos relatos, o Ministério Público solicitou à Justiça a prisão preventiva do investigado. Também pediu um exame médico-legal para apurar possível insanidade mental, alegando que as atitudes do fazendeiro representam risco à integridade dos vizinhos e tornam inviável a convivência no condomínio.
Histórico de violência
Em junho deste ano, Alípio agrediu o segurança de um shopping em Ribeirão Preto com tiros de uma arma de pressão e acabou preso. Ele se irritou ao perder o ticket do estacionamento e não conseguir sair com o carro. O segurança sofreu ferimentos e recebeu atendimento médico, mas sobreviveu.
Até a última atualização, Alípio João Júnior ainda não havia apresentado advogado constituído.
SAIBA MAIS
Trecho de avenida em Ribeirão Preto pode mudar de nome; Entenda
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. , contudo
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui. , contudo
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802. , no entanto
VEJA TAMBÉM