A Oktoberfest de Munique, o maior festival ligado a cerveja do mundo, que acontece desde o último dia 20, precisou ser interrompida nesta quarta-feira (1º) após uma ameaça de bomba.

O prefeito da cidade do sul da Alemanha, Dieter Reiter, disse que a polícia investiga a situação após incidentes nos quais foram ouvidas explosões em outras partes da cidade. Há uma investigação paralela sobre um suposto vínculo do movimento Antifa com o episódio após um texto ser publicado na internet reivindicando a ameaça por motivações políticas, mas até o momento não foram encontradas evidências nessa linha de investigação.

Segundo o jornal Münchner Merkur, suspeita-se que o alerta possa estar relacionado com um incidente registrado no norte da cidade, no qual foram ouvidas explosões e ruídos semelhantes a disparos, com o relato de ao menos um morto e uma casa em chamas. As autoridades disseram inicialmente que se tratava de uma disputa familiar, mas as investigações ainda não foram concluídas.

“Não podemos correr o risco de abrir a Oktoberfest”, declarou Reiter, citado pelo jornal alemão. Por essa razão, a área em torno do local sede da grande festa todos os anos permanecerá fechada pelo menos até às 17h (horário local, 12h de Brasília).

Segundo o prefeito, há uma carta que “deve ser levada a sério”, considerando a Oktoberfest, visitada diariamente por dezenas de milhares de alemães e turistas, e que surgiu em conexão com o incidente registrado no norte da cidade. O suposto autor da carta seria o responsável pelos fatos ocorridos no local.

“Atualmente estamos investigando em todas as direções. Estão sendo examinadas possíveis conexões com outros locais de Munique, entre eles Theresienwiese. Por este motivo, a abertura da área da festa está atrasada”, informou a polícia em sua conta na rede social X.

Em mensagens anteriores, as autoridades haviam informado sobre uma operação devido a um incêndio em uma residência e de explosões, bem como sobre a descoberta de uma pessoa ferida, que morreu posteriormente, e que poderia estar relacionada aos acontecimentos. Além disso, foram encontradas na residência armadilhas explosivas, o que exigiu a intervenção de forças especiais para sua desativação.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *