Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, 06, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, informou que foi notificado um caso de suspeita de intoxicação por metanol, que seria o primeiro do estado.
O paciente, de acordo com a prefeitura, é residente do município de Estrela de Alagoas, do sexo masculino, 22 anos, e deu entrada na madrugada de domingo (5) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, com suspeita de bronquite asmática, e transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita.
Não se sabe, ainda, onde o homem consumiu a bebida supostamente contaminada. A prefeitura informaou que as autoridades de Saúde de Estrela de Alagoas já foram acionadas.
A Secretaria de Saúde de Palmeira já iniciou uma operação de combate e controle à possíveis mercadorias contaminadas. Por ora, nenhum estabelecimento foi autuado ou mostrou possuir mercadoria de procedência duvidosa. Mesmo assim, a SMS e a Vigilância Sanitária pedem cautela e cuidado aos consumidores neste momento.
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde confirmou no domingo (5.out.2025) que o Brasil tem 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, somando 16 casos confirmados e 209 em investigação. Os dados foram enviados pelos Estados e consolidados pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional).