A Unisocial ativou o protocolo SOS para desastres naturais após as inundações e deslizamentos de terra que atingiram o México em outubro e causaram a morte de 70 pessoas e outras 65 estão desaparecidas. A mobilização, iniciada em 14 de outubro com a participação de mil voluntários, já beneficiou 300 famílias.
Foram estabelecidos centros de apoio para entrega de doações, como alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e higiene, brinquedos e roupas para as vítimas do desastre em cinco cidades mexicanas gravemente afetadas: La Paz (Estado do México), Jalpan de Serra (Querétaro), Poza Rica (Vera Cruz), Huejutla (Hidalgo) e Huauchinango (Puebla). No Estado de Hidalgo as autoridades locais informaram que 21 pessoas morreram nas enchentes.
Os voluntários aguardam a liberação dos acessos a outros municípios atingidos para levar ajuda humanitária. Em 31 Estados, 160 localidades ficaram isoladas. “Estamos ajudando a abrir essas estradas para que as doações possam chegar por terra, mas também estamos indo por rios e pelo ar socorrer aqueles que ficaram incomunicáveis”, disse Salvador Reyes Castañeda, responsável pela Unisocial no México.
Além de pontes destruídas e ruas repletas de lama, cerca de 100 mil casas foram atingidas. À imprensa, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o volume de chuvas não era esperado com tamanha magnitude e que medidas estão sendo tomadas para a reconstrução dos Estados mais castigados pelo temporal.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
