Ahold Delhaize
Comprar
O grupo Ahold Delhaize anunciou a aquisição da Delfood por meio de sua participação Delhaize. A Delfood tem 325 pontos de venda na Bélgica sob a marca Louis Delhaize ou através de fornecimento direto, além das operações logísticas.
Esta aquisição visa expandir a rede de lojas de conveniência da Delhaize e sustentar o seu crescimento. A marca Louis Delhaize será mantida como parte da transação.
Contudo, a operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência belga. A Delhaize ambiciona concluir esta aquisição até ao final de 2025.
Materiais Aplicados
Vendedor
A cotação da Applied Materials, especializada em equipamentos para o setor de semicondutores, avançou após a divulgação dos resultados da TSMC, um dos seus principais clientes.
Contudo, a procura está a ser impulsionada pelas necessidades da inteligência artificial generativa, enquanto a Applied está mais virada para os setores de eletrónica de consumo, indústria e automóvel que ainda revelam uma recuperação lenta.
A Applied Materials, como fabricante generalista envolvido em várias etapas da produção beneficia apenas parcialmente do impulso pela IA. Prova disso é o crescimento moderado do lucro por ação: +7% em 2023/24 (fecho a 31 de outubro), após 4,5% em 2022/23, e uma previsão de 7,5% para o trimestre atual.
Além disso, a Material Aplicado enfrenta riscos significativos devido à exposição elevada na China (37% da receita em 2023/24). Este fator torna a empresa vulnerável às restrições comerciais entre os EUA e às restrições à exportação de tecnologias que podem ser impostas por Donald Trump. Prevemos lucro por ação de 9,5 dólares em 2024/25 e de 10,35 dólares em 2025/26.
A ação continua sobrevalorizada. Preferimos o grupo neerlandês ASML, que se destaca pela maior inovação e está mais bem posicionado para aproveitar a dinâmica do mercado de inteligência artificial.
Energias Totais
Manter
A TotalEnergies apresentou perspetivas otimistas para o quarto trimestre de 2024. As margens de refinação registaram um aumento e a produção de hidrocarbonetos ter-se-á situada entre 2,4 milhões e 2,45 milhões de barris equivalentes de petróleo por dia.
Além disso, estima-se que o desempenho no trading de gás tenha recuperado para níveis semelhantes aos do quarto trimestre de 2023.