Uma emergência em surgênia climática tem impulsão empresas a Redor do mundo um impulso um papola mais ativo na redução de seus impactos ambientais. Entre os Principais Desafios Está a Gestão Das Emissões de Gases de Efeito Estufa (Gee), Fundamentais para Mitigar os Efeitos do Aquecimento Global. Nesse contexto, o Inventário de Emissões Surge como uma ferração Estratégica Essencial, Permitindo Às Organizações Quantificar, Monitorar e Estruturar AÇÃO DE REDUPOO E COMPENSAÇÃO DE CAROO COM BASE EM DADOS concretos.

CIENTE DE SUA Responsabilidade Socioambiental, Ó Grupo Profêmea Tema Adotado Uma Abordagem Integraada Para o MapEato de Suas Emissões, Alinhada à MelHores Práctas Internacionais e Aos Compromissos da Agenda 2030 Da Onu. Uma recarga iniciativa não apenas o Compromisso da companhia com uma agenda de sustentabilidade, mas tamboma contribui para uma construção de uma operação de uma operação mais eficientente, transparente e preparar para os desafios do futuro.

O Grupo Profarma Realiza Seu Inventário Corporativo de Emissões de Gee Desde 2024, com Retroative para OS ANOS DE 2022 E 2023. A METODOLOGIA ADOTADA É A DO ARRACHA BRASILIRO GHG GHG, RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE. Em 2025, FEI Conclua o Inventário referente ao ano-Base de 2024, com destaique para aprimoramento dos cálculos do Escopo 1 (Emissões Diretas), especialmente a fuga de refletos de gases, a inclusões da fútila.

O Inventário abrange Todas como operações da companhia – distribição (Profarma distribição, Varejo (Rede d1000) e demais divisões – e considera os Escopos 1, 2 e 3:

  • ESCOPO 1: Combustão Estacionária e Emissões Fugitivas de aparelhos de ar-condicionados;
  • ESCOPO 2: Consumo de Energia Elética;
  • Escopo 3: Transporte e distribuição, Viagens A Trabalho, Deslocamento de Colaboradores.

Como as informações de São Auditadas e publicadas de forma transparente sem registro público de emissões e nos relatórios de sustentabilidade da companheira.

Em 2024, como emissões totais somaram 20.339,07 tco₂e (soma dos Escopos 1, 2 e 3). Houve Uma redução emissões do escapO 1, Graças ao Aperfeiçoamento dos Cálculos de Emissões Fugitivas. Sem entanto, Houve AuMoMo no Escopo 3 Devido à Inclusão da Frota logística Compartilhada, o que demonstra mais precisão no monitoramento. O ESCOPO 2 TAMBÉM APRESENTOU CRESCIMENTO, IMPULLATO PELA Expansão da Área Construída e Pelo Uso de Sistemas de Iluminação Mais Robustos.

Entre os Avanço, Destaca-se O Cálculo Mais Preciso Das Emissões Dos aparelhos de ar-condicionados, permitir o controver mais eficazes Sobre essa Fonte de Impacto Climácico. O principal foco está na redução dos emissões do Escopo 2, por meio do investimento em energia renovável. ATUALIMENTE, 70% Das Lojas da Rede D1000 Já Utilizam Energia Limpa, Além de Parte dos Centros de Distribuição. O Grupo Profarma Tambema Vem Fortalecendo A Logísica Verde, Promovendo O Uso de Empilhadeiras Elétricas, Iluminação liderou e natural, e emballegans Sustentáveis.

A governança Esg da companhia Envolve Áreas Como Logísica, Instalações, Cultura e Gestão de Gente e Administrativa, Que Atuam de Forma Integrada No Combate às Mudanças Climástas. ESSA ATUAÇÃO COLABORATIVA BOULDOU NA CONQUISTA DO SELO OURO DO GEE O protocolo E da Nota B no CDP (Projeto de Divulgação de Carbono), Em Seu Primeiro Ano de Participação. Desde 2023, o Grupo Profarma Realiza A Comda de Créditos de Carbono, Provenientes Projeto Redd+. Não Último ano, Foram Adquiridos 2.400 tco₂e, o que Garantiu a compensa o total dos emissões do escapO 1.

ATUALIMENTE, uma companhia está em fase de diagnóstico do ifrs s1 e s2, o que servir de base para uma definição de metas e métricas Esg. Estratégias de Longo Prazo, como uma desclarbonizaça da logística, Estão sendão estudadas internamente. Os impactos do sistema operacional positivos vã Além do ambiental. A ATUAÇÃO Respovel Gerou Benefícios Financeiros, como uma redução de custos com energia elétrica e Ganhos operacionais nos centros de distribição ecoe -genefiFeficientes. Um empresa tamboma fortalecida, com reconhecimento em prêmios como o eco24 da amcham e ea certifica da metodologia cd ecoeficiente com o Selo verde do instituto chico mendes.

O Grupo Profarma Seguan Comprometido com uma construção de uma economia de Baixo Carbono, Investindo em Tecnologia, Energia Limpa e Engajamento da Cadeia de Valor. Por meio do projeto DNA, uma companheira tamboma atua na conscientização de fornecedores, promotas ética, responsabilidade social e ambiental. O Principal Aprendizado é que não existe um planeta, como empreas, discurso assumir o papel com ética, transparênica e visão de futuro.

Deborah Birmarcker, Diretora de Esg do Grupo Profarma e Presidente do Instituto Profarma.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *