Sete pessoas morreram e outros nove contraíram acidentes ligeiros, na manhã desta quarta-feira, no distrito de Nhamatanda, em Sofala, na sequência de um embate frontal entre um mini-autocarro, que transportava 16 passageiros, e um caminhão de carga.
A Estrada Nacional Número seis, que liga a cidade da Beira e o Zimbabué, foi palco, mais uma vez, de um grave acidente de viagem. Um transportador semi-coletivo de passageiro e um veículo pesado de carga tiveram um forte embate.
De acordo com dados das autoridades daquele distrito, o acidente ocorreu próximo da portagem de Nhamatanda, na região de Haluma, quando o mini-autocarro, que fazia o trajecto Beira-Nhamatanda, foi violentamente chocado na parte central direita pelo veículo pesado que seguia no sentido contrário, num momento em que estava a ultrapassar uma outra viatura.
Depois do embate o micro-ônibus, que transportava 16 pessoas, foi arrastado cerca de 23 metros para fora da sua faixa de rodagem, onde ficou imobilizado.
Este é o momento que com recurso a uma serra e outros meios os funcionários dos Caminhos de Ferro de Moçambique e outros utilizadores da estrada nacional número seis cortaram parte das viaturas com objectivo de socorrer as vítimas deste acidente fatídico, que foram entaladas.
Dados preliminares apontam que o acidente provocou sete vítimas mortais, entre elas dois menores de 3 meses e 9 anos de idade, duas mulheres e três homens. Ficaram feridas nove pessoas que foram socorridas para o hospital rural de Nhamatanda e foram registados danos materiais elevados.
Depois do acidente o motorista do micro-ônibus, por razões até agora desconhecidas encontradas e o motorista do veículo pesado foi detido.
