Da Europa aos Estados Unidos, a tragédia – que terá vitimado cidadãos nacionais e estrangeiros – ganhou grande destaque na tarde e início da noite.
O acidente desta quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, é manchete nos jornais internacionais de referência.
Da Europa aos Estados Unidos, a dimensão da tragédia – que terá vitimado cidadãos nacionais e estrangeiros – ganhou grande destaque na tarde e início da noite.
New York Times, BBC, Le Monde e Bild foram alguns dos que noticiaram a tragédia que esta quarta-feira fez 15 mortos e 18 feridos.
O “emblemático” Elevador da Glória, como é descrito por estes meios internacionais, descarrilou depois de, alegadamente, um cabo se ter soltado.
O diário francês Le Monde titula “Ascensor da Glória, em Lisboa, descarrila, fazendo pelo menos 15 mortos e 18 feridos”, escrevendo que o acidente, cuja causa permanece desconhecida, fez com que a carruagem do famoso ascensor capotasse.
Também o Le Fígaro destaca no seu ‘site’ “Portugal: O icónico elevador de Lisboa descarrila, matando 15 pessoas, um dia de luto nacional”, referindo que a justiça portuguesa anunciou a abertura de um inquérito após o acidente, cujas causas são ainda desconhecidas.
O jornal espanhol El Pais recordou que “este não é o primeiro acidente reportado no elevador (…). Outro incidente ocorreu no dia 07 de maio de 2018, devido a uma falha nos serviços de manutenção do funicular, embora o incidente tenha sido resolvido sem vítimas”.
Já o espanhol El Mundo destaca imagens do descarrilamento do elevador, titulando: “Portugal. O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, fez 15 mortos e 18 feridos, dois deles espanhóis”.
O jornal inglês The Times destaca “Quinze mortos e 18 feridos após descarrilamento de funicular em Lisboa”, o The Guardian “Portugal declara dia de luto pelas 15 pessoas que morreram no acidente com o elevador” e a BBC “Lisboa em choque após queda de elevador que faz 15 mortos”.
Em Itália, o Corriera dela Sera destaca “Lisboa, desastre do funicular: 15 mortos. “Os trabalhadores tinham reportado os riscos”, adiantando que há uma italiana entre os feridos, e o La Stampa “Desastre no teleférico de Lisboa”, referindo que há 15 mortos.
Do outro lado do Mundo, o brasileiro O Globo destaca “‘Bondinho’ de Lisboa. Elevador da Glória descarrila, tomba e deixa 15 mortos; acidente foi provocado por rompimento de cabo” enquanto a Folha de São Paulo escreve “‘Bondinho’ descarrilha em Lisboa e mata pelo menos 15 pessoas”, salientando que não há vítimas brasileiras.
Também o Washington Post titula “15 mortos e 18 feridos após descarrilamento do popular elevador da Glória em Lisboa”, o The New York Times”, escreve “Pelo menos 15 mortos após descarrilamento e queda do Funicular de Lisboa, segundo as autoridades” e a CNN News “Comboio histórico de Lisboa descarrila em acidente mortal em ponto turístico”.
A Carris informou que abriu “de imediato” um inquérito em conjunto com as autoridades para apurar as “reais causas” e faz saber que foram “realizados e respeitados todos os protocolos de manutenção”.
Ao que a SIC apurou, a PJ enviou para o local a brigada de homicídios e técnicos do laboratório de polícia cientifica especializados em ADN, criminalística, desastres em massa e mecânica. Em causa podem estar crimes de negligência ou com dolo eventual.
Notícia atualizada às 7h35 de dia 3 de setembro
Com Lusa