A Administração Federal de Aviação disse na terça-feira que a agência continuará participando de reuniões e se envolvendo com as companhias aéreas em questões de segurança depois que um funcionário disse às transportadoras aéreas que as autoridades não participariam.

As companhias aéreas foram notificadas na terça-feira por um funcionário da FAA de que os funcionários da agência não participariam de reuniões do comitê relacionadas à segurança, incluindo sobre questões de controle de tráfego aéreo de última geração e barreiras secundárias, de acordo com um email visto pela Reuters.

“Esta foi uma comunicação não autorizada enviada por um funcionário”, disse um porta-voz da FAA na terça-feira à noite. “Vamos garantir que o comprometimento fique claro para todos na agência.”

Preocupações com a ausência de especialistas em aviação dos EUA em importantes reuniões técnicas geraram alarme entre alguns executivos do setor em um momento em que o país está se recuperando do desastre aéreo mais mortal em mais de 20 anos, que matou 67 pessoas.

Duas fontes da indústria disseram à Reuters no início do dia que especialistas da FAA não são esperados em alguns painéis técnicos realizados pela Organização Internacional de Aviação Civil da ONU.(OACI).

Por exemplo, não está claro se Autoridades da FAA participarão de uma reunião sobre ruído e emissões de aeronaves no final deste mês com o Comitê multinacional de Proteção Ambiental da Aviação da ICAO(CAEP).

Fabricantes de aviões e executivos da indústria observam o trabalho do grupo CAEP, enquanto ele discute padrões potenciais (link) para novas aeronaves.

Um funcionário da FAA disse que não havia nenhuma proibição geral de participação em qualquer evento, mas não está claro se Funcionários da FAA compareceria eventos específicos da ICAO.

EU O CAO não estava imediatamente disponível para comentar.

Separadamente, o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, pediu na terça-feira ao Departamento de Segurança Interna que restabelecesse os membros de um Comitê Consultivo de Segurança da Aviação apartidário que Trump dissolveu.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *